quarta-feira, 9 de julho de 2008

Diga SIM à inclusão

De que adiantam as novas tecnologias se não se tem inclusão digital?


Grande problema do Brasil não é a escassez de tecnologia, pq de uma forma ou de outra, com atraso ou não, com ou sem legalidade, acaba-se trazendo até o país o mais novo modelo de pc ou o último lançamento da Aplle: o iphone.
Tem gente que é obrigada a trabalhar o dia inteiro no pc e sequer sabe desenrolar as funções básicas que o mesmo oferece. E isso acontece muito próximo a nós. Sabemos disso. Tem gente que usa a internet apenas pra acessar sites de relacionamento, e se for preciso fazer uma pesquisa não sabe por onde ir. Isso é grave?
E aquilo que conhecemos como os "vários brasis"? (...) Enquanto na capital paulista, por exemplo, a maioria das pessoas têm acesso a diversas tecnologias, no interior do norte ou nordeste, a maioria ainda não sabe ao menos lidar com aquele velho aparelho chamado "mp3". Alguns talvez não saibam nem da sua criação.
Precisa ir tão longe? não! Jamais. Pense na seguinte situação: Você está em casa,mexendo naquele seu novo aparelho celular,e daí, você fala: "nossa! esse aparelho é o máximo! vou fazer uns downloads já,já para passar pra ele." e sua irmã se vira e diz: "Ah...o seu tem bluetooth? se quiser te passo umas músicas...". Você acha que sua empregada doméstica entendeu todo seu simples e cotidiano linguajar? (...) Pois é... tão próximos e tão distantes ficamos dessas pessoas, não acha?!
Deveríamos querer menos desigualdade, mais inclusão.Senão, o Brasil nunca vai pra frente. Essa situação reverte-se se todos tiverem acesso a
"educação" - aquilo que o governo diz que é pra todos - pelo menos no sentido de adquirir dotes intelectuais e morais... Quanto menos estudantes, digo estudantes, não pessoas simplesmente matriculadas ou frequentadoras de colégio, menos chance temos.E podemos começar a mudar as coisas desde dentro de casa.
Incentivemos o hábito de leitura, mostremos ao nosso próximo o sabor do saber. Não sejamos egoístas por precisar termos pessoas menos intruídas para desempenhar certas funções que não gostamos. Sejamos solidários.

Um comentário:

Unknown disse...

Esse blog tem umas escrotagens, mas logo se desvencilha para alguns posts legais como esse. Mas, claro, continuem com as escrotagens.